POLITICA

PRESIDENTE Y GOBIERNO
Presidente de la República de Guiné-Bissau:

GENERAL DE EXERCITO UMARO SISSOCO EMBALO
                    



 

  Primeiro-Ministro: Geraldo João Martins





XIª legislatura: CONHEÇA O PERCURSO ACADÉMICO, PROFISSIONAL E POLÍTICO DOS MEMBROS DO GOVERNO  DE GERALDO MARTINS


 Resumo do percurso académico, profissional e político dos novos membros do governo da Coligação da Plataforma Aliança Inclusiva-PAI-Terra Ranka, dirigido por Geraldo João Martins. Dos 34 membros do executivo, entre 19 ministros e 15 secretários de Estado, apenas nove mulheres, entre as quais, quatro ministras e cinco secretárias de Estado. 


Nasceu na Guiné-Bissau. Fez a Pós-Graduação em Economia na Universidade de Londres (Inglaterra). Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Universidade de Londres (Centro de Estudos Financeiros e de Gestão), em Inglaterra. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Bissau. Mestre em Ciências Químico-física pela Universidade Estatal da Moldávia. Especialista Principal em Desenvolvimento Humano e Gestor de  Programas no Banco Mundial (Washington DC em Missão Residente em Dakar).

De 2001 a 2003 foi ministro da Educação, Ciência e Tecnologia. Foi um dos dirigentes do Partido da Convergência Democrática (PCD). Editou duas obras literárias, um romance “Mil Pedaços de Amor” e outra uma obra de reflexão sobre a política “Desilusão – Governação, Exercício Político, durante a nona legislatura”. Foi titular da pasta da Economia e Finanças no executivo de Eng. Domingos Simões Pereira, em 2014, e do Eng. Carlos Correia, em 2015. Ministro das Finanças no executivo liderado por Aristides Gomes(2019). Aderiu aos libertadores durante o nono congresso, onde foi candidato a deputado na lista dos suplentes no círculo eleitoral 27, em Bissau.

Martins é considerado do “círculo restrito de amizade” do líder do PAIGC, com uma relação criada desde o período estudantil em Bissau (Liceu Kwame Nkrumah), fato que o levou a integrar na fileira dos libertadores durante o nono congresso e constar na lista a candidatos ao deputado como suplente em 2019. Atualmente é um dos vice-presidente do PAIGC.


Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares (PRS):

Domingos Quadé, nasceu no dia 15 de novembro de 1961 na secção de Ingoré, setor de Bigene, região de Cacheu. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direitos da Universidade de Coimbra, Portugal. Recebeu formação de formadores da OHADA no Porto Novo, Benim. É advogado de profissão e ex-bastonário da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau. Foi deputado da Nação eleito pela lista do PRS na décima legislatura. É Consultor Jurídico de várias instituições nacionais e internacionais. Autor de várias obras ligadas ao Direito do Ambiente e também de várias obras literárias ligadas a direitos e ambiente.


Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades (PAIGC):

Carlos Henrique de Jesus Pinto Pereira, nasceu no dia 01 de fevereiro de 1957, em Bissau. Fez a licenciatura em Direito na Faculdade de Direito de Lisboa, Universidade Clássica. Fez a pós-graduação em ciências jurídico-internacionais na Faculdade de Direito de Lisboa, Universidade Clássica. É Advogado de reconhecida experiência, e dirigente do PAIGC. Quadro da Administração Pública desde 1983. Bastonário da Ordem dos Advogados e Vice-presidente Nacional da UIA-União Internacional dos Advogados, presidente do Instituto de Direito Comunitário da Faculdade de Direito de Bissau. Exerceu a função do ministro da administração pública e trabalho 2000/2001, ministro da justiça 2001/2002. Foi nomeado para dirigir a pasta dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades.


Ministra do Interior (PAIGC): 

Adiatu Djaló Nandigna, nasceu no dia 06 de novembro de 1958, em Canchungo. Licenciou-se em Ciências Políticas pela Universidade de Havana (Cuba), em 1976/1982. Fez o curso de Gestão, Administração Económica e Financeira no Centro Internacional de Formação (OIT), em Turim (Itália), em 1996/1998. Dirigente do PAIGC e membro do Bureau Politico e do Comité Central. Desempenhou várias vezes funções ministeriais desde 2004, no executivo liderado por Carlos Gomes Júnior. Em 2008/2010, assumiu a função da Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional. Em 2014, Conselheira de Assuntos Políticos e Diplomáticos do Presidente da República, José Mário Vaz. Ocupou a pasta da Defesa Nacional do governo de Eng. Carlos Correia e no executivo de inclusão de Aristides Gomes ocupou a pasta das Pescas. Agora vai ocupar a pasta do Interior.  


Ministro da Defesa Nacional (PRS):

Nicolau dos Santos nasceu a 6 de novembro de 1963. Tem diploma de Mestrado em Agronomia, pelo Instituto de Agronomia de Kouban/Rússia (Ex-URSS). Dirigente do Partido da Renovação Social. Eleito deputado da Nação em 1999/2000, voltou a ser eleito deputado na IX legislatura, em 2014. Foi Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República da Guiné-Bissau acreditado na República Popular de China, Correia do Sul e Japão, de 2000/2007. Foi ministro de Agricultura, Transportes e telecomunicações, em 2013/2014. Em 2017, foi nomeado Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Floresta e Pecuária no governo de Umaro Sissoco Embaló. Vai ocupar a pasta da Defesa Nacional.


Ministro da Economia e Finanças (PAIGC):

Suleimane Seide nasceu no dia 10 de agosto de 1963, no setor de Quebo, região de Tombali. Mestre em Ciências Económicas pelo Instituto Superior da Economia e Comércio de DONETSK – Ucrânia (Ex-URSS), em 1984/1989. Fez a Pós-graduação em Fiscalidade Internacional entre 1991/1992, pelo Instituto de Finanças Públicas de TAIWAN (R.O.C), em colaboração com o “The Suthern Methodist University of Califórnia, USA”. Quadro Sénior do Ministério das Finanças. Dirigente do PAIGC. Foi diretor-geral das Alfândegas. Foi também diretor-geral das Contribuições e Impostos e ex-Comissário da Comissão Bancária da UEMOA para a Guiné-Bissau, entre 2015/2017. Desempenhou a função do Secretário de Estado do Tesouro no executivo de Aristides Gomes e foi chamado desta vez para assumir a pasta da Economia e Finanças.


Ministro Administração Territorial e Desenvolvimento Local (PAIGC):

José António da Cruz Almeida nasceu no dia 19 de março de 1964, em Farim (Região de Oio). Diplomou-se em Engenharia Civil e Industrial, Mestre em Ciências Técnicas, pelo Instituto de Construção Civil de Rostov na Rússia, em 1992. Membro do Comité Central do PAIGC. É Consultor independente no domínio das Infraestruturas de Transporte. Consultor para o gabinete de Estudo Português EBES – Consulting Services, Lda. Foi diretor-geral de Estradas e Pontes do Ministério das Obras Públicas, depois assumiu a pasta do ministério das infraestruturas no governo de Carlos Gomes Júnior, entre 2009 e 2012. Nomeado em 2014, para exercer a função de ministro das Obras Públicas, Construções e Urbanismo, ocupou a mesma função no governo de Carlos Correia. No executivo da coligação PAI – Terra Ranka, ocupa a função de ministro da Administração Territorial e Poder Local.


Ministra da Administração Pública, Trabalho e Modernização do Estado (PAIGC):

Tomásia Lopes Moreira nasceu a 22 de novembro de 1960, em Bafatá.  É Contabilista Financeira. Fez o curso de Economia e Finanças no Instituto de Economia e Finanças de MINSK BIELO RUSSIA (ex URSS).  Dirigente do PAIGC, foi professora de 1989 a 1999 no CENFA onde foi coordenadora do curso de contabilidade Analítica. Foi Inspetora-geral das Finanças 2002 a 2003. Foi Secretária de Estado de Tesouro, Orçamento e Assuntos Fiscais do Governo de Transição, entre 2003/2004, voltou a desempenhar a mesma função no governo liderado por Eng. Domingos Simões Pereira, em 2014 e também no executivo de Eng. Carlos Correia, entre 2015 e 2016. Em 2019, foi nomeada Secretaria de Estado de Plano e da Integração Regional. Foi chamada agora para ocupar a pasta de Administração Pública, Trabalho e Modernização do Estado. 


Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos (PAIGC):

Albino Gomes nasceu no dia 20 de outubro de 1967, em Cacheu. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Bissau, especializou-se em Direito Civil e Processo Civil pelo Instituto Nacional de Estudos Judiciários em Luanda (INEJ) em 2005. Em 2000 ingressou na Magistratura Judicial, como Juiz Presidente do III Juízo. Foi nomeado Juiz Presidente do Tribunal Setorial de Bissau – Sintra (III – Juízo) em 2000 e mais tarde promovido a Categoria de Juiz de Direito, sendo colocado na Vara Crime do Tribunal Regional de Bissau. Foi assessor Jurídico de várias instituições do Estado e consultor de várias leis e estatutos. Dirigente do PAIGC, desempenhou a função de Secretário-geral do ministério da Economia, como também chegou ao cargo do diretor-geral das Alfandegas e agora nomeado para exercer o cargo de ministro da Justiça e dos Direitos Humanos.


Ministro  das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo (PAIGC):

Ildefonso Duarte Pinto nasceu no dia 21 de junho de 1979, em Bissau. Fez a formação de Professores da Língua Francesa na Escola Normal Superior “Tchico Té” de 1996 a 1998. É mestre em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2007. Mestrando em Planeamento Regional e Urbano pela Universidade de Aveiro, Portugal. Presidente da comissão política da região de Tombali e membro do Comité Central do PAIGC. Foi eleito deputado da nação pela lista da PAI – Terra Ranka. É arquiteto e urbanista Sênior do ministério das Obras Públicas, Construções e Urbanismo. Foi diretor geral da Habitação e Urbanismo. Diretor-geral interino de Programas e Projetos da Secretaria de Estado do Ordenamento do Território. Presidente do Massaf Sport Clube de Cacine desde 2000. Nomeado ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo.


Ministro da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica (PAIGC):

Braima Sanhá nasceu no dia 08 de dezembro de 1958 em Mansabá. Fez licenciatura em Ciências de Educação Técnica e formação profissional entre 1980 á 1984. Especializado em Planificação e Organização – Faculdade de Economia de ISPETP – Havana – Cuba), é mestre em gestão de qualidade e dos projetos inovantes 2017-2019 pela Universidade Católica da Africa de Oeste UCAO de Ziguinchor Sénégal. É dirigente do PAIGC e docente universitário na universidade Colinas de Boé e na ENA. De 2006 a 2020, foi diretor-geral da Escola Nacional de Administração (ENA) – Bissau, ex-CENFA. Foi membro da Comissão Nacional para a Reforma das Finanças Públicas de 2010 a 2012. É consultor e formador para a área da educação e administração e gestão do estado. Foi membro da Comissão Nacional para a Reforma e Modernização do Estado. É a primeira vez que assume a função ministerial, na pasta do ministério da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica.


Ministro da Saúde Pública (PRS): 

Domingos Malu nasceu a 15 de dezembro de 1971, em Bigene, região de Cacheu. É Mestre em Engenharia Económica e Gestão – Especialista em Análises e Avaliações de bens Patrimoniais e de Investimentos pela Universidade Estatal da Federação da Rússia. Fez, em 2009, o Curso de Magistratura Financeira no Centro de Formação Jurídica e Judiciária de Matola em Moçambiqueformaçãopara auditores e verificadores de contas de gerências das instituições públicas. Membro do conselho nacional e da comissão política do Partido da Renovação Social (PRS). É secretário nacional para a organização, implementação e modernização das estruturas do PRS. Foi militar entre 1989/1992, também foi docente na universidade católica e na escola nacional de administração. Foi Juiz Conselheiro do Tribunal de Contas, também desempenhou a função de Secretário-geral do Tribunal de Contas e diretor geral do Tribunal de Contas. Foi Secretário de Estado da Gestão Hospitalar e chegou a ocupar a função de ministro da Saúde Pública entre 2014/2015. Foi nomeado agora para a pasta de Ministério da Saúde Pública, através do decreto presidencial nº52/2023.


Ministra da Ação Social, Família e Promoção da Mulher (PAIGC):

Cadi Seide nasceu em Komo, Região de Tombali, a 9 de novembro de 1966. Fez a licenciatura em Medicina Geral com o diploma da elevada distinção, na Faculdade de “Giron” e “Júlio Trigo Lopez” em Cuba, entre 1987 e 1993. Especializou-se em Pediatria, em 1996 em Cuba. Fez a Pós-Graduação em Neurologia Pediátrica, em Cuba, em 1996. Fez a formação em Gestão Hospitalar, na China, em 2010. É médica militar, com a patente de Tenente Coronel, membro do Comité Central e do Bureau Político, eleita deputada da nação nesta décima primeira legislatura. Foi Diretora do Hospital Militar Principal “Amizade China – Guiné-Bissau”. Desempenhou a função de titular da pasta da Defesa Nacional no executivo de Eng. Domingos Simões Pereira e ministra da saúde no governo de Eng. Carlos Correia. Foi ministra da Mulher, Família e Proteção Social no governo de Aristides Gomes e desta vez, vai ocupar a mesma pasta com designação diferente. 


Ministro da Agricultura, Floresta e Desenvolvimento Rural (PTG):

Mamadu Saliu Lamba é natural de Mansoa. Tem bacharelato em gestão de empresas e é operador económico nas áreas de combustíveis e derivados de petróleo. Dirigente do Partido dos Trabalhadores Guineenses (PTG), é também Presidente e membro fundador da Associação Nacional dos Comerciantes da Guiné-Bissau. Vice-presidente da Câmara do Comércio, Indústria, Agricultura e Serviço (CCIAS) e Administrador da Empresa Luso-Guineense – ATLÂNTICO. É Presidente do Agrupamento de Empresas de Comercialização de Combustíveis e Derivados de Petróleo. Foi Conselheiro Especial do Presidente da República, João Bernardo Vieira e do Presidente Malam Bacai Sanhá. Assume pela primeira vez a função ministerial, ocupando a pasta de Agricultura e Desenvolvimento Rural.


Ministro das Pescas e Economia Marítima (PAIGC):

Dionísio Pereira nasceu na Ilha de Orango Grande (Bubaque) a 30 de dezembro de 1985. Licenciou-se em Ciências da Computação, em 2012 e em 2015 fez o mestrado em Geologia, ambos pela Universidade Federal do Ceará (Brasil). Membro do Comité Central e deputado eleito na décima primeira legislatura. Ocupa a função do Secretário-geral da Juventude Africana Amílcar Cabral (JACC). Professor na Universidade Lusófona da Guiné, entre 2014 a 2018. Trabalha como consultor em diversos projetos do governo guineense: Reforma e Modernização da Administração Pública da Guiné-Bissau, Modernização do registo Civil, Criação de Mapas Interativos (Geo Database). Foi Secretário de Estado da Juventude e Desporto no governo de Aristides Gomes e agora vai dirigir o pelouro das Pescas e Economia Marítima.


Ministro dos Transportes e Comunicações (PAIGC):

José Carlos Esteves nasceu no dia 30 de agosto de 1979. É engenheiro civil e consultor sénior. Membro do Bureau Político e do Comité Central do PAIGC, participou várias vezes nos projetos da construção de estradas e pontes. Foi diretor do Gabinete técnico da empresa de construção internacional italiana ASTALDI, spa. Foi responsável técnico do gabinete de estudos e projetos dimensão 3, Lda. Foi Secretário de Estado de Transportes e Comunicações, entre 2008/2012. Agora vai assumir a pasta do ministro de Transportes e Comunicações.


Ministro Recursos Naturais (PRS):

Hôtna Cufuk Na Doa nasceu a 25 de outubro de 1985, emBuba, região de Quínara. É Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Bissau. É pós-graduado em Direito do Trabalho e da Segurança Social pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Fez o curso de formação profissional em Contratos petrolíferos administrado pela Golden Internacional em Lisboa. É membro do Conselho Nacional e da Comissão Política Nacional do PRS. Foi diretor de Serviço Jurídico da PETROGUIN e inspetor responsável pelos assuntos de contencioso do Instituto Nacional da Segurança Social da Guiné-Bissau. Também exerceu as funções de presidente do Conselho de Administração da Autoridade Nacional da Aviação Civil da Guiné-Bissau. Foi nomeado agora o Ministro dos Recursos Naturais.  


Ministro da Energia e Indústria (PAIGC): 

Issufu Baldé natural de Sonaco, nasceu no dia 20 de janeiro de 1956. Fez formação superior em Engenharia eletrónica na Bulgária. Técnico da EAGB com a experiência de 30 anos na área de eletricidade, desempenhou várias funções na EAGB e chegou ao cargo do diretor-geral da empresa. É dirigente do PAIGC e membro do Comité Central. Em outubro de 2017 recebeu formação sobre princípios de mercado regional de eletricidade dos países da CEDEAO. Desempenhou a função do ministro da Energia no executivo de Aristides Gomes e votou a merecer a confiança do seu partido para ocupar a pasta da Energia e Industria. 


Ministro do Comércio (UM):

João Sãrion Hãndem Júnior, nasceu em Bissau a 7 de fevereiro de 1957. Economista e analista político. Graduado em economia e gestão de empresas em Belgrado, Sérvia (ex-Jugoslávia). Dirigente da União para a Mudança (UM). Trabalhou como consultor para diversas ONGs e Organismos Internacionais. Foi Secretário Executivo da ONG Alternag. Foi coordenador da Plataforma de Concertação das ONGs, Nacionais e Internacionais na Guiné-Bissau (PLACON-GB). Foi coordenador Nacional do Projeto de Desenvolvimento Dirigido pelas Comunidades (PDDC) do Banco Mundial. É Gestor e Investigador do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas). Vai desempenhar pela primeira vez o cargo ministerial, assumindo a pasta do Comércio.


Ministra da Cultura, Juventude e Desportos (PAIGC)

Indira Cabral EmbalóINDISPONÍVEL!


SECRETÁRIOS DE ESTADO:

Secretário de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais (PRS):

Augusto Menjur nasceu no dia 25 de agosto de 1976, na secção de Có, setor de Bula, região de Cacheu. Concluiu o bacharelado em Biologia e Química, pela Escola Normal Superior “Tchico Té”. Licenciado em Marketing e Comércio Internacional, pelo Instituto de Tecnologia e Gestão Guiné-Bissau – I.T.G 2011/2015. Frequentou o curso de formação de formadores no domínio de análise de riscos comerciais e convenção de Quioto revisto. Diploma Técnico Superior em Contabilidade Fiscal na Escola Aduaneira de Lomé (Togo), é Dirigente do Partido da Renovação Social e Ponto focal da organização mundial das alfândegas para África Ocidental e Central. Foi diretor-geral do ministério da Energia e Indústria, como também foi diretor-geral da empresa PETROGUIN-EP. Vai exercer a função do Secretário de Estado de Orçamento e Assuntos Fiscais.  


Secretário de Estado do Tesouro (PAIGC):

António Augusto Borja Araújo Monteiro, natural da Guiné-Bissau a 09 de junho de 1969. Fez a licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Frequentou as aulas do programa de Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica. Concluiu a pós-graduação em controlo de gestão no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa de Lisboa. É militante do PAIGC e foi diretor-geral das alfândegas. É quadro do Banco da África Ocidental, onde ocupou várias funções e sendo a última, antes da sua nomeação, diretor coordenador digital do BAO. Agora assume o cargo do Secretário de Estado do Tesouro.


Secretária de Estado do Plano e Integração Regional (PAIGC):

Mussubá Canté, nascido a 23 de novembro de 1976, em Bissau. Fez a licenciatura em Contabilidade e Gestão na Escola Nacional de Administração (ENA). Fez igualmente mestrado em Engenharia Financeira no Institut Superieur de Management (Senegal / ISM-Ziguinchor). É especialista em Gestão e Controlo Financeiro. Dirigente do PAIGC, foi a diretora-geral da Agência de Supervisão de Atividades de Poupança e Microcrédito e exerceu a função da diretora-geral do Controlo Financeiro. Foi Coordenadora da CADESPC (Célula de Apoio ao Desenvolvimento da Economia Solidária “Poupança e Crédito”). Técnica Administrativa na Área Fiscal de Chão de Papel Varela da Direcção-Geral das Contribuições e Impostos do Ministério das Finanças. Chamada para dirigir a pasta da Secretária de Estado do Plano e Integração Regional.


Secretário de Estado da Ordem Pública (PAIGC):

Marciano Indi nasceu a 08 de março de 1979, em Safim (Biombo). Licenciou-se em direito pela Universidade Colinas de Boé – Guiné-Bissau. Membro fundador do PRID, partido que deixou para se juntar ao projeto da APU-PDGB, que também acabou por deixar para ingressar a fileira dos libertadores (PAIGC). Membro do Comité Central do PAIGC, deputado da nação na Xª e XIª legislaturas, tendo sido eleito na última na lista da Coligação PAI – Terra Ranka. Deputado da CEDEAO para a IVª e Vª legislaturas. Membro da Comissão Especializada Permanente dos Assuntos da Segurança e Paz da CEDEAO, foi vice-presidente da Câmara Municipal de Bissau, de 2012 a 2014. No executivo liderado por Geraldo Martins, ocupa a função do Secretário de Estado da Ordem Pública. 


Secretário de Estado da Cooperação Internacional (PCD):

Ussumane Ianga nasceu no dia 28 de março 1988, em Mansabá, região de Oio. É licenciado em língua portuguesa pela Escola Normal Superior Unidade Tchico Té – Instituto Camões. É docente e dirigente do Partido da Convergência Democrática (PCD). Desempenhou as funções de diretor-geral do Turismo por interinidade na Secretaria de Estado do Turismo e do Artesanato. Foi técnico de orientação profissional na ONG francesa ESSOR-Bissau. Secretário-geral da ONG AJOVAP-1 (Ação Nacional para a Solidariedade Social), cargo que desempenhou até a sua nomeação como o Secretario de Estado de Cooperação Internacional.


Secretária de Estado das Comunidades (PTG):

Maria Luísa Embaló nasceu a 07 de janeiro de 1961, na cidade de Gabú. Fez estudos da língua francesa e neerlandesa, na Universidade Libre de Bruxelas-1986. Dirigente do Partido dos Trabalhadores Guineenses (PTG) e presidente da organização das mulheres do partido, foi representante dos imigrantes da Guiné-Bissau no Burkina Faso. Ponto focal da ONG espanhola Ana Bella – Apoio das mulheres da comunidade rural em microcrédito. Operadora económica em Ouaga, em Lomé, em Cotonou e nos EUA (2003/2004), no Burkina, na Bélgica e na Holanda. Foi presidente da ONG Super Ganhila (2010). Vai assumir a pasta de Secretária de Estado das Comunidades.


Secretária de Estado da Gestão Hospitalar (PAIGC):

Cadija Mané nasceu a 11 de junho de 1978. É licenciada em Sociologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), Portugal. Certificada em Gestão de Programas de Saúde – Domínio VIH/Sida, 2008/2009, em Burkina Faso, também é Membro do Comité Central do PAIGC. Foi responsável de Comunicação de Risco e Engajamento Comunitário (CREC) e Comunicação Institucional. Foi subcoordenadora e membro do grupo de Comunicação de Risco e engajamento Comunitário junto do Alto Comissariado para o combate a Cvid-19. Esta é a primeira vez que vai ocupar uma função governamental, assumindo a função da Secretaria de Estado de Gestão Hospitalar. 


Secretária do Ensino Superior e Investigação Científica (PRS):

Hortência Francisco Cá nasceu a 22 de agosto de 1983, em Quinhamel, região de Biombo. Militante e dirigente do Partido da Renovação Social, presidente da Organização das Mulheres do partido. É licenciada em Comunicação Organizacional e Jornalismo pela Universidade Lusófona da Guiné-ULG, 2019/2020. Fez curso médio de Secretariado e Administração – Centro São Leonardo Murialdo. Tem mais de 15 anos de experiência como jornalista, iniciada na Rádio Comunitária de Bafatá, Rádio Bombolom FM, Rádio Jovem e trabalhou também na Televisão Pública (TGB). Foi Secretário-geral do ministério dos Recursos Naturais e Energia. Foi presidente da associação das mulheres empreendedoras da região de Biombo.


Secretária de Estado dos Combatentes da Liberdade da Pátria (PAIGC):

Valentina Mendes Djaló nasceu no dia 27 de setembro de 1968. Licenciou-se em  Medicina pelo Instituto de Medicina de Lugansk (Ucrânia ex – URSS). Fez o curso de Pós-Graduação médica sob a supervisão do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e Hospital Geral de Santo António de Porto (Portugal). É membro do Comité Central do PAIGC. Foi responsável pelas doenças cardiovasculares, Coordenador Nacional do Programa de Seguimento e Tratamento Anti-Retroviral nas Crianças. Foi presidente da Junta Médica Nacional. Desempenhou ainda a função da ministra da Mulher Família, Coesão Social e a Luta contra a Pobreza de 2011 a 2012. Em Junho de 2014, foi nomeada ministra da Saúde Pública no governo liderado pelo Eng. Domingos Simões Pereira. Foi também ministra da Mulher, Família e Coesão Social, através do decreto presidencial n° 12/2015. Neste governo, vai desempenhar a função da Secretária de Estado dos Combatentes da Liberdade da Pátrica.


Secretário de Estado do Turismo (PTG):

Faustino Mamadu Saliu Jaló, nasceu no dia 30 de Abril de 1963, em Gabú. Estudou engenharia de comunicação de 1987 a 1994 pela Universidade da Coimbra (faculdade da engenharia). Secretário-geral do Partido dos Trabalhadores Guineenses (PTG). Foi chefe do gabinete do Primeiro-ministro Dr. Faustino Imbali. Foi também chefe do gabinete do antigo Presidente da República de Transição, Henrique Pereira Rosa. Foi inspetor-geral da Comunicação Social. Agora ocupa o cargo do Secretário de Estado do Turismo.


Secretário de Estado das Telecomunicações e Economia Digital (PAIGC):

Gibril Mané nasceu a 30 de janeiro de 1974, em Buba (Quínara). Licenciado na engenharia de Telecomunicação e Eletrónica – Instituto Superior Politécnico Júlio António Mella – Universidade de Oriente, Cuba. Fez mestrado em sistemas de redes de Comunicação na Escola Técnica Superior de Engenheiros Industriais – Universidade Politécnica de Madrid. Membro do Comité Central do PAIGC e deputado da nação eleito nesta XIª legislatura. Foi presidente do Conselho de Administração da Autoridade Reguladora Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação. Técnico do departamento de Cooperação do Instituto de Estudos Políticos para América Latina e África, em Madrid, Espanha. Vai exercer a função do Secretário de Estado das Telecomunicações e Economia Digital.


Secretário de Estado do Ambiente e da Biodiversidade (PSD):

António Samba Baldé, formou-se em eletricidade Industrial no Instituto Superior de Roustan Zadé em Baku ex – URSS. É Presidente do Partido Social Democrata desde 2014, foi deputado da nação na sétima legislatura. Aliado à Coligação PAI – Terra Ranka. Foi diretor técnico e gestão de estoques em volvo Centro de Manutenção de Veículos, Bissau. De 1986 a 1987 desempenhou a função de diretor técnico da fábrica de leite e derivados-Blufo. De 2006 a 2010 foi responsável pela produção, gestão, transporte e manutenção de energia. Assumiu neste governo, a função do Secretário do Estado do Ambiente e da Biodiversidade.


 Secretário de Estado da Comunicação Social (PAIGC):

Francisco Muniro Conté, nasceu a 25 de agosto de 1964, em Farim, região de Oio. Membro do Bureau Político e porta-voz do partido, é licenciado em Direito pela Universidade Jean Piaget da Guiné-Bissau e detentor do Curso Profissional de Jornalismo da CENJOR-Portugal e CIES/RFI-França. Comentador Político e Consultor Nacional no domínio da Comunicação, Ideologias Políticas e Afins.  Foi redator do Jornal Nô Pintcha, do Jornal Expresso-Bissau, do Jornal Correio da Guiné-Bissau. Foi Diretor da Rádio Pindjiquiti, 1995-97 e de Fraskera, em 1997. Entre várias funções no setor da comunicação social, destacam-se as de Assistente de Informação da UNOGBIS (Bureau de Apoio a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau). Assistente dos Direitos Humanos da UNOGBIS, 2003/005. De 2005-2014, Assistente do Programa de Comunicação do UNICEF e 2014-2016 – Diretor Geral da Radiodifusão Nacional. Assessor de Imprensa do Presidente da ANP, 2017-2018. Conselheiro do Primeiro-Ministro para a Área da Comunicação Social, de 2018 a 2019. Vai agora desempenhar as funções de secretário de Estado de Comunicação Social.


Secretário de Estado da Juventude e Desportos (PRS):

Abas Embaló nasceu no dia 11 de março de 1981. É mestre em Contabilidade e Finanças pelo Instituto Superior de Empreendedorismo e Gestão, em Dakar (Senegal). Recebeu a formação em programas orçamentais e contratos públicos: Caso dos países da UEMOA, em Dakar, em Desenvolvimento orçamental e fiscalidade na área da UEMOA e pós- graduação em direitos OHADA. É militante do Partido da Renovação Social (PRS). Foi contabilista dos serviços de Contabilidade da Administração dos Portos da Guiné-Bissau e professor de Contabilidade e Finanças. Foi também Responsável pelo desenvolvimento orçamentário e acompanhamento do controle de execução do ato de impacto financeiro na área da UEMOA. Foi nomeado Secretário de Estado da Juventude, Cultura e Desportos. 


Secretário de Estado da Gestão do Património Público (MDG):

Edille Jaime Barbosa KATAR nasceu no dia 05 de julho de 1976. É licenciado em Serviço Social de 2008 a 2012 na Universidade Lusófona da Guiné. Mestrando em Gestão e inovação de Projetos Universidade Católica da África Ocidental (UCAO). Secretário Nacional do Movimento Democrático Guineense (MDG). É autor do Livro de Poesia “CAMINHO A SEGUIR”, publicado em 2015. É técnico animador da ONG Tiniguena desde 2003. Desde 2021 desempenha a função de Diretor Geral da Fundação Hospital Pediátrico São José de Bôr. Foi membro de Conselho de Administração do Comité Nacional das Práticas Nefastas, é também membro do Conselho de administração da SWISSAID-GB. Vai agora ocupar a pasta do Secretário de Estado da Gestão do Património Público. 

Por: Redação

Foto: Marcelo Na Ritche

Por: Odemocrata

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Os comentarios sao da inteira responsabilidade dos seus autores