domingo, 13 de agosto de 2017

Figura da Semana: JÚLIO CAMARÁ – DEFICIENTE VISUAL LEVA FEDERAÇÃO À CONQUISTA DE SEIS TROFÉUS SUB-REGIONAL

Júlio Mamadu Camará
Júlio Mamadu Camará, presidente da Federação do Desporto para Deficiente, conseguiu organizar a federação e leva-la a mais uma conquista de três taças a nível de diferentes modalidades do desporto adaptado no torneio sub-regional da zona 2, realizado este fim-de-semana em Cap Skrim, no Senegal.
A seleção nacional de desporto para deficiente conquistou, no último fim-de-semana, por seis vezes consecutivos, o torneio e trouxe ao país todos os três troféus das modalidades, nomeadamente, voleibol masculino e feminino e futebol salão dos surdos e mudos. Júlio Camará cumpre o seu segundo mandato a frente daquela federação para o desporto adaptado.

BIOGRAFIA
Júlio Mamadu Camará nasceu a 07 de Julho de 1986, em Bissau. Foi membro fundador da Associação de reabilitação dos Cegos (AGRICE)  em 1996 e foi igualmente o primeiro deficiente visual recrutado à formação de Braile. Recebeu uma formação em 2000, no domínio de sensibilização e reintegração dos Cegos e foi ainda primeiro deficiente a ser recrutado para praticar desporto adaptado. Dois anos depois, em 2002, participou no torneio “JAPAF”, em Togo. Ano seguinte, 2003, conquistou a medalha de ouro no torneio de atletismo realizado no Senegal.
Mamadu Camará conquistou duas medalhas, prata e bronze no torneio sub-regional de Ziguinchor, região sul do Senegal, em 2004. Um ano depois, conquistou medalhas de ouro, prata e bronze, no troneio sub-regional zona 2, no Burkina Faso. No mesmo ano, repete a mesma proeza, e desta não teve ouro conquistado, trouxe à Guiné-Bissau duas medalhas, prata e bronze em atletismo, nos jogos da CPLP.
Júlio Mamadu Camará deixou arena em 2010 e no mesmo ano, começou a sua carreira como dirigente desportivo, na qual foi vice-presidente da Federação do Desporto para Deficiente.
Em 2012, Chefiou a delegação guineense que participou nos jogos para-olímpicos de Londres, na Inglaterra. Em 2014, foi considerado melhor dirigente desportivo do ano pelo Governo da Guiné-Bissau. De 2011 e até a data da sua eleição, pelo Jornal O Democrata, como figura da semana, presidente a Federação do Desporto para Deficiente da Guiné-Bissau, onde está a cumprir o seu segundo mandato consecutivo a testa daquela instituição federativa para deficiente.


Por: Alcene Sidibé

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Os comentarios sao da inteira responsabilidade dos seus autores