jueves, 21 de septiembre de 2017

Dia mundial da Paz: PADRE DOMINGOS DA FONSECA DEFENDE MERITOCRACIA NA GESTÃO DE ESTADO

O Presidente da Comissão Organizadora da Conferência Nacional, Caminho para Consolidação da Paz e Desenvolvimento, Domingos da Fonseca, defendeu quinta- feira, 21 de Setembro 2017, a necessidade de se definir critérios claros para escolha de detentores de cargos públicos.
Da Fonseca que falava ao Jornal O Democrata no final de uma marcha alusiva ao dia internacional da paz, afirmou que a efetivação da paz num país não se deve limitar só ao calar das armas, mas sim a criação de condições para emergência de infraestruturas sociais, estradas e justiça para toda gente.
Igualmente presidente da Comissão Preparatória da Conferência National da Reconciliação Nacional, Da Fonseca insiste que nomeações aos cargos públicos fossem feitas com base em competência de cada cidadão guineense mediante concursos públicos.
O dignitário religioso defende a realização de concursos públicos como método de seleção e não a militância partidária.
Em relação à situação da paz na Guiné-Bissau, o Representante Adjunto das Nações Unidas no país, David Mclachlan, fez uma radiografia explicando que as Nações Unidas nasceram de uma terrível guerra mundial com a missão de trabalhar pela paz todos os dias e em todos os lugares de maneira que não vão permitir que nenhum interesse de grupo, ambição nacional ou diferença política coloque em risco a paz.
Para isso, desafiou aos países membros da ONU a assumirem o dia internacional da paz, como espaço para refletir sobre o preço cruel da guerra, escolas arruinadas, hospitais bombardeados, famílias destroçadas, países em crise e os refugiados que estão ainda  à procura de esperança.
“Nesse dia internacional da paz, devemos pedir um cessar-fogo global, nunca devemos parar de pressionar para pôr fim ao conflito armado, sendo que a paz é um direito e desejo de todas as pessoas”, acrescenta David Mclachlan.
A marcha denominada Caravana da Paz visa promover a cultura de paz,  dignidade humana, respeito pelos valores fundamentais do ser humano e do diálogo em prol da reconciliação nacional.
A marcha começou da Avenida Francisco Mendes  e culminou no chamado Espaço Verde, no bairro de Ajuda, em Bissau.
Respeito, Segurança e Dignidade para Todos é o lema central do dia internacional da paz.


Por: Aguinaldo Ampa
Foto: Marcelo N’canha Na Ritche

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Os comentarios sao da inteira responsabilidade dos seus autores