jueves, 7 de septiembre de 2017

PRIMEIRO-MINISTRO RECONDUZIDO NO SENEGAL DEVE FORMAR NOVO GOVERNO

Mahammed Boun Abdallah Dionne
O Primeiro-Ministro senegalês cessante, Mahammed Boun Abdallah Dionne, foi reconduzido nesta quarta-feira, 06 de setembro de 2017, em Dakar, nas suas funções e deve formar um novo governo, um mês e meio após as eleições legislativas vencidas pela maioria do presidente Macky Sall, noticiou a AFP.
Chefe de Governo desde Julho de 2014, Dionne “volta ao seu posto”, indica o site do governo, citando um decreto presidencial publicado esta quarta-feira.
Dionne, 57 anos, cuja recondução era esperada, tinha apresentado terça-feira, a sua demissão, assim como a do seu governo ao presidente Macky Sall, seguindo uma tradição republicana bem estabelecida no Senegal, um dos raros países africanos que nunca conheceu nenhum golpe de Estado desde a sua independência em 1960 e constantemente citado como um modelo de democracia no continente.
O escrutíno legislativo de 30 de Julho, tinha sido largamente vencido pela maioria presidencial, cuja lista era dirigida por Dionne, um homem considerado como um tecnocrata reservado, mas que fez prova de pugnacidade durante a campanha.
Essas eleições foram marcadas por importantes problemas de organização e foram contestadas pela oposição, nomeadamente na capital Dakar.
Próximo do Presidente Macky Sall e engenheiro-economista de formação, Dionne passou para o sector privado (IBM France), a Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) e pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI).
Um novo governo deve ser formado nas “próximas horas ou dias”, noticiou nesta quarta-feira, a Agência de imprensa senegalesa (APS, publica).
Recorde-se que o Presidente Macky Sall foi eleito em 2012, para um mandato de sete anos, face à Abdoulaye Wade que estava no poder desde há 12 anos.  A próxima eleição presidencial terá lugar em Fevereiro de 2019.

In angop

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Os comentarios sao da inteira responsabilidade dos seus autores