João Lourenço |
A Comissão Nacional Eleitoral confirmou João Lourenço como
novo Presidente de Angola, com 61,07% dos votos. Em Angola, foram
anunciados esta tarde os resultados definitivos das eleições gerais de
23 de Agosto. A Comissão Nacional Eleitoral confirmou João Lourenço como
novo Presidente de Angola, com 61,07% dos votos.
Em conferência de imprensa, André da Silva Neto, presidente da CNE
divulgou os resultados finais e confirmou João Lourenço como novo
presidente do país e também Bornito de Sousa novo vice-presidente de
Angola.Segundo os resultados oficiais da CNE, o MPLA obteve 61.07% dos votos elegendo 150 deputados; a Unita conseguiu eleger 51 parlamentares ao obter 26,67% dos votos. Segue-se a coligação CASA-CE com 9.44% e 16 deputados: PRS com 1.35% e a eleição de dois deputados e a FNLA obteve 0.93% de votação e elege um parlamentar. A APN arrecadou 0.51% da votação e não elegeu nenhum deputado.
De sublinhar que a oposição angolana considera os resultados eleitorais provinciais definitivos “inconstitucionais” e “ilegais”. Numa declaração conjunta, no domingo, UNITA, CASA-CE, PRS e FNLA reclamam um novo escrutínio provincial, propõem a criação de uma comissão da sociedade civil e igrejas e deixam ainda em aberto a possibilidade de recurso a outras formas de luta.
A Aliança Patriótica Nacional (APN) foi o único partido da oposição que não assina esta declaração.
Às eleições gerias de 23 de Agosto concorreram seis formações políticas: Aliança Patriótica Nacional (APN), Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE), Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), Partido de Renovação Social (PRS) e União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA).
In rfi
No hay comentarios:
Publicar un comentario
Os comentarios sao da inteira responsabilidade dos seus autores