lunes, 4 de septiembre de 2017

Leste/Agricultura Inundações destruiram cerca de 243 hectares de arroz na bolanha de Compossa

 Cerca de 243 hectares de arroz foram  destruidas por  inundações  na bolanha de Campossa, no sector de Bafatá, no leste, revelou  o técnico do Ministério da Agricultura ali colocado.
Em declarações à  imprensa, no último fim-de-semana durante a visita do Presidente José Mario Vaz às bolanhas da zona leste do país, António Mendes Tavares disse que o espaco em causa tem  capacidades para produzir certa de mil toneladas de arroz e que  sustenta  433 famílias.
“Este ano, a produção não conseguiu resistir as águas, uma das  piores cheias de que há  memoria nos ultimos10 anos. Os prejuízos são enormes e terão implicações no arranque da próxima campanha agrícola”, queixou-se.
O técnico agrícola e também responsável de Perímetro de Regados de Bafatá lembrou que o arroz não consegui aguentar 24 horas submersos nas águas e acabaram por morrer . “Nem o arroz denominado sete metros escapou a fúria da natureza”, disse.
Por seu turno, Eurico Gomes, técnico na bolanha de Fa-mandinga disse que a população local, respondendo ao apelo do Chefe de Estado e do Governo,  cultivou mais de 2650 hectares de arroz. 
“ Este trabalho envolveu cerca de 100 mil famílias agricultores, com uma média de 850 quilogramas por hectares . Esperávamos colher este ano mais de 2200 toneladas de arroz, disse salientando que, com a inundação perderam tudo ou seja todo o trabalho feito deu em zero.
Euricio Gomes disse que o Ministério de Agricultura e Pecuária vai recolher mais dados em todas as tabancas afectadas por este flagelo natural, porque segundo ele mais de 30 famílias e seus agregados vão sofrer por causa da má colheita na bolanha de Fa-mandinga. 

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Os comentarios sao da inteira responsabilidade dos seus autores