O mundo celebrou esta terça-feira (24 de Outubro) setenta e dois anos da criação da Organização das Nações Unidas. No país a data foi celebrada com uma exposição fotográfica sob o Lema: “Anos i Povo”, organizado pelo Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).
Na exposição que juntou escolas comunitárias, bancada os calibrados, a Chefe da Unidade de Informação Pública da UNIOGBIS, Júlia Galvão Alhinho, disse que convidaram os alunos e jovens das bancadas para se inteirarem dos trabalhos da Nações Unidas no país.
«A carta da ONU inicia com o lema: “ anós i povo de toda a nação do mundo não quer mais guerra” é uma oportunidade para convidar alunos da escolas comunitárias e jovens de bancadas para inteirar dos trabalhos da ONU e com a exposição dos trabalhos feitos no país, afirma», para depois realçar que «a situação do mundo torna cada dia mais difícil e chamou atenção ao mundo sobre conflitos, refugiados, mudanças climáticas».
Para os alunos a partilha desta exposição é uma experiencia que vai melhorar os seus conhecimentos sobre as realizações da ONU na Guiné-Bissau.
« Apartir de conhecimento adquirido sinto que os trabalhos da ONU é serio e passam para uma situação difícil principalmente da situação no sector politico. Trabalho da ONU é importante e sem a presença deles, o mundo seria pior», conta participantes.
A exposição fotográfica enquadra-se sobre o trabalho da ONU no país, uma aula sobre a história da Organização e discussão com a equipe das Nações Unidas.
A Organização das Nações Unidas é uma organização internacional fundada em 1945, a Guiné-Bissau tornou-se membro de pleno direito das Nações Unidas em 17 de Setembro de 1974, nesse momento conta com 193 Estados membros
Em 1971 a Assembleia Geral adotou a Resolução 2782, que declarou que como feriado internacional, o dia das Nações Unidas e recomenda que seja observado como um feriado público por todos os estados-membros.
Por: Bíbia Mariza Pereira
Radiosolmansi
No hay comentarios:
Publicar un comentario
Os comentarios sao da inteira responsabilidade dos seus autores